Mudanças Musicais

Olá Senhoras e Trolls, pensando em algo diferente, resolvi postar uma matéria especial sobre bandas que, contra tudo e todos, apostaram em mudanças rítmicas, melódicas e até mesmo em estilo. Tive a idéia dessa matéria quando eu vi o ultimo clipe da banda Linkin Park, chamado The Catalyst. A música (que originou o clipe) faz parte do novo álbum que está para sair em Setembro (14/09 para ser mais preciso) chamado A Thousand Suns. O clipe está abaixo, recomendo a todos verem, pois a musica é muito boa.


Como vocês podem ver, Linkin Park está soando totalmente diferente daquilo que ele começou. Se você escutar Hybrid Theaory e Meteora, e comparar com Minutes do Midnight e essa música (provavelmente o proximo album inteiro também.) poderá achar que são bandas diferentes.
Muitos não gostaram da atitude do Linkin Park ao lançar o Minutes to Midnight, com musicas mais voltadas a "um desabafo" e com um ar mais artistico em cada faixa. Um dos motivos de os integrantes tomarem esta decisão, foi pelo fato de eles acharem que suas musicas estavam soando iguais, estando certíssimos. Hybrid Theory e Meteora, todas as musicas seguem um mesmo panorama, com um verso, um refrão, um verso, um refrão, uma ponte e termina com um refrão. Assim, eles apostaram em um album onde cada faixa soaria diferente, onde cada uma soaria unica aos ouvidos.

Mas meu post não está relacionado a apenas Linkin Park. Quero falar também sobre bandas que chutaram o balde, mandaram todos a merda e quiseram se explorar musicalmente.

Avenged Sevenfold: Talvez um dos melhores exemplos, A7X se mostrou ser uma banda diferente a cada album, sendo umas das minhas preferidas por causa de sua atitude. Ao escutarmos Sounding The Seventh Trumpet, seu primeiro álbum, veremos um Screamo do capeta, com berros e berros contínuos, onde raramente há um vocal limpo (o interessante que, quando eu escutei o primeiro álbum, quando M. Shadows cantava eu levantava as mãos pro céus, porque não aguentava mais seus berros). Logo após veio o Waking the Fallen, onde ouve uma mistura maior entre os vocais cantados com os berros, adotando um estilo mais Metal Core. Esse álbum trouxe grandes melodias, refrões arrasadores e riffs viciantes, tanto que os integrantes ainda tocam algumas musicas desse album em seus shows. Logo após com o City of Evil, veio uma mudança radical. Apenas vocais cantados, com um estilo Heavy Metal e vocais altamente influenciados por Gun'n'Roses e outras bandas de Hard Rock, com baladinhas marcantes como Seize the Day (quem você lembra ao ver Synyster Gates solando no caixão? Com certeza você conhece) e musicas extremamente pesadas como Blinded in Chains e Bat Country. Algumas até adotando elementos progressivos, como M.I.A. e SideWinder, onde cada uma tem mais de 7 minutos e há várias trocas de rítmos ao longo da musica. Logo após com o Self Titled (tendo o nome do album, o próprio nome da banda) o A7X apostou ainda mais em baladas e melodias, adotando um estilo mais Hard Rock e musicas calmas como Gunslinger e Dear God. Com isso, veio o Nightmare, lançado recentemente, onde há uma fusão inteligente e bem madura entre o City of Evil e o Self Titled, com músicas bem Hard Rock como Welcome to the Family, outras com pegadas mais Metal Core com God Hates Us e algumas mais Heavy Metal como Nightmare. Com certeza uma banda ousada. Abaixo, dois videos para você comparar o primeiro álbum com o City of Evil:


Trivium: Umas das minhas bandas preferidas, Trivium, se comparada a Avenged Sevenfold, não teve uma mudança tão radical, mas com certeza experimentou grandes mudanças. Quando lançaram o Ember to Inferno (primeiro álbum) e Ascendancy. eles tinham um estilo altamente pesado, com elementos fortes de Metal Core, onde apenas os refrões eram cantados e os versos eram gritados. Subitamente, com o lançamento do The Crusade, Trivium apostou em musicas mais Hard Rock (Anhtem We Are the Fire é um grande exemplo) e Heavy Metal. Todas as faixas estavam sendo cantadas e os refrões soavam como Hinos. Então com o lançamento do Shogun, houve a mistura mais inteligente e versátil entre o grito e o canto, com musicas diferentes e unicas entre si, e com certeza, o album com melhores refrões da história, onde musicas como Kirsute Gomen e Shogun te dão arrepios ao escutar. Tirem suas conclusões com as faixas abaixo:


SlipKnoT: A melhor banda de todos os tempos, com o melhor album de todos os tempos (vol. 3 Subliminal Verses) também passou por mudanças bruscas. Em seu primeiro álbum, houve um metal super pesado e doentio, já que os integrantes eram jovens e estavam com raiva de tudo, com vocais que estouravam os seus tímpanos de tanta energia. Logo após, com o IOWA, eles estavam com tanta raiva do mundo, com tanto ódio e tudo isso junto com drogas, que lançaram um álbum tão brutal e agressivo que praticamente não dá para entender muita coisa do que se passa, de tanto caos. A consequência de tanta raiva e caos, foi quase o término da banda, onde o baixista se envolveu com acidentes, estando sobre efeito de drogas no volante, Corey (vocalista) tentando suicídio e chegando a estar na sarjeta de ruas de tão bêbado e as várias perdas familiares ocorridas com Clown. A banda estava no fim do poço, levando assim a necessidade de realizar um novo álbum, onde marcaria uma reabilitação de todos os integrantes. E essa reabilitação culminou em um álbum totalmente diferente para a banda, sendo mais leve que seus antecessores, baladas (algo que você nunca imaginaria de uma banda como SlipKnoT) como Circle e Vermillion Part 2 e refrões muito bem cantados como Opium of The People, Vermillion, Duality, The Nameless e outras. As musicas mantiveram um peso extremo, como as musicas The Blister Exists e Three Nil, tendo varias variações rítmicas em cada uma (escutar o barulho da percursão cortando o embalo da música em The Blister Exists é algo fora desse mundo). Foi também o primeiro álbum da banda a conter solos de guitarra. Então com o lançamento do All Hope Is Gone, houve um álbum mais profissional, seguindo a mesma premissa do Vol. 3 e adicionando mais vocais cantados e mais solos de guitarra. Percebe-se a diferença abaixo:



Então é isso pessoal, não quero prolongar demais este post, portanto terminarei aqui. Concluindo que, ao contrário do que muitos fanáticos pensam, as mudanças musicas é sim algo importante e interessante em uma banda, pois vemos a banda amadurecendo musicalmente, tentando algo diferente a cada faixa, e não permanecendo sempre iguais.

Eu sou Rafael Pernas

E NÃO DEIXEM ÁGUA PARADA!

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Colaboradores

Seguidores