Eleições

Bom, pra variar, fiquei um baita tempo sem postar nada aqui. Isso, pra variar, é resultado de uma mistura de preguiça com falta de criatividade (tinha começado um texto sobre pagode um tempo atrás, mas vi que não tava muito inspirado e abortei o projeto sim, sou a favor do aborto, moralistas de plantão, depois tive algumas ideias que talvez leve adiante posteriormente, mas que jamais parei pra realmente escrever a respeito), e, como a falta de criatividade ainda é forte, vou postar sobre um assunto que não é nada inesperado, bem pelo contrário, É PONTUAL ou não. O assunto? Bom, você já deve ter visto, a não ser que não seja do seu hábito ler o título das coisas antes do texto propriamente dito, enfim...
Talvez alguns de vocês possam pensar que eu, por criticar o senso comum das pessoas, tenha uma opinião parecida com isso aqui: "política-é-uma-merda-são-todos-iguais-ninguém-presta-tudo-ladrão-farinha-do-mesmo-saco-vote-nulo-vote-nulo-vote-tiririca-2222". Pois é, talvez surpreenda a alguns (se é que nós já temos alguma audiência aqui no blog, o que eu espero que sim) se eu disser que a resposta pra esse questionamento que poderá ocorrer é não, eu realmente não penso assim.
Digo mais, acho totalmente ridículo esse tipo de atitude, é por causa de gente com esse tipo de pensamento que esse país continua na MERDA que tá, e é por causa disso que seguiremos nesse atoleiro, na PUTA QUE O PARIU.

Não concorda? Bem, esse discurso aí é de quem quer se fazer de consciente, revoltado e inconformado mas ao mesmo tempo não quer mexer um dedo pra mudar alguma coisa. Dizer que a política é uma merda, que todos são uma merda e que não vale a pena votar, é a mesma coisa que xingar muito no twitter, aliás, o twitter é uma irrelevantíssima ferramenta nesse aspecto, é o mesmo twitter que impediu a reeleição do Ahmadinejad no Irã, o mesmo twitter que tirou o Sarney (o Sarney que, mesmo sendo o filho-da-puta que é, não nem 10% do problema do Senado, e que, dirá então, de toda a política nacional) e que vai evitar a execução da mulé safada (ironia, melhor dizer duma vez) adúltera iraniana com ligação do Lula.
Votar nulo, aliás, que os engajados gostam de promover NÃO ADIANTA PORRA NENHUMA, se a maioria dos votos forem nulos, a eleição é simplesmente refeita, E NÃO MUDAM OS CANDIDATOS. Ou seja, votar nulo só serve pra encher o saco, tu não tá evitando que algum daqueles candidatos chegue ao poder.
Mais uma coisa, chame-me muito a atenção, cada dia isso me chama mais atenção aliás, a hipocrisia dos brasileiros. Pense agora, se você já não ouviu alguém nessas eleições dizendo que é preciso dar chance a gente nova na política, ouvir novas propostas e não sei o quê... Agora, tente se lembrar se essa mesma pessoa já não reclamou do horário polítco obrigatório no meio dia, bem na hora do futebol... Pois é, isso é só um exemplo, de que maneira vai se mudar algo na política, de que jeito vai se eleger algo REALMENTE novo (não esses idiotinhas sorridentes, de partidos reacionários, simplesmente herdeiros políticos de figuras muito conhecidas e manjadas da política nacional [acm neto, acm júnior, sarney filho, roseana sarney {tá forcei, nem dá pra chamar essa aí de novidade}, filho-da-puta júnior/filho/neto, nome-aleatório sobrenome-já-muito-manjado-na-política...]).

Agora, o "voto de protesto tá mais pra voto de deboche, que elegerá tiriricas (aliás, veja aqui o conhecimento de causa e a politização do aspirante a congressista. Destaque da produção para a linha "Você se informou sobre o que faz um deputado? 'Com certeza bicho, estudei o lance, CONVERSEI MUITO COM MINHA MÃE sobre o assunto...'.", netinhos (NÃO RECOMENDO O LINK) e que já elegeu o clodovil e o frank aguiar e, ah sim, elegerá o KIKO DO KLB (+/- 1:28, mas recomendo ou não que vejam o vídeo todo, aliás, quem, daqueles dois, é o candidato em questão?)

Mais, essa história de acreditar que todos são iguais, sinceramente, é pensando assim que tudo vai seguir na merda que está, existem uns trocentos partidos por aí que tem pouco tempo de exibição, pouco poder, pouca plataforma, mas que podem, eventualmente, ter alguém com algum tipo de proposta, porém, sabe como é, os caras não tem espaço, não tem dinheiro, fazem vídeos editados com movie maker, etc, etc... Não deveriam as pessoas escolher seus candidatos porque eles são mais arrumados, mais simpáticos, e porque sorriem e sabem olhar pra uma câmera; mas infelizmente nós sabemos que é assim, ninguém tá se importando se o cara tem ideias realmente relevantes, o que ganha é sempre o que vai lá na vila, dar abraço no povão, dar um beijo na "dona fulaninha" e botar na propaganda eleitoral (ao invés de explicar O QUE EXATAMENTE pretende fazer pelo país).

Votar em gente que não esteve lá antes já ajudaria um monte pra mudar essa nossa situação, mas acho que pra resolver mesmo, só com uma mudança grande nas regras eleitorais, do jeito que tá, fica difícil mesmo isso tudo mudar, pra provar que eu não tô só chovendo no molhado, falando merda sem propor nada, vou por aqui algumas coisas que, penso eu, ajudariam pra melhorar a política nacional:

  1. Financiamento público (APENAS PÚBLICO) de campanhas: Parece que algo desse tipo está (ou ao menos estava) em tramitação, dentro da tal reforma política que pretendiam. No que seria útil? Simples, evitaria as tais "doações" de lobistas, empresários e derivados que no fundo só querem saber de ganhar vantagens, privilégios, mais dinheiro, enfim, são doações que de doação não tem nada, só possuem segundas intenções. Um financiamento público daria iguais condições a todos os candidatos, pois hoje em dia, os que tem reais condições de ganhar, acabam tendo que aceitar esses lobistas e empresários, para fazerem uma campanha atingível pra maioria da população (outros tem dinheiro mesmo, ou são de famílias políticas tradicionais e são em grande parte filhos da puta) enfim é uma merda pro país, embora uma mão-na-roda pro sistema e pros interesseiros de plantão. Nisso aí, até os bem-intencionados caem, pois sem dar privilégios pra esses caras, eles param de apoiar, de dar $uporte, e, sem dinheiro, o cara não consegue fazer a maldita campanha.
  2. Tempo igual de propaganda para todos os candidatos: Essa aí é uma das coisas que eu nunca entendi o porquê de já não acontecer. Que critério é esse, de definir tempo de acordo com coligação? Isso aí é inexplicável, e acaba dando margem pra que alguns partidos nanicos sigam existindo (os prtbs, ptns e pt do bs da vida), pra servir só de legenda de aluguel. Essas coligações são feitas basicamente só pra isso, e depois, no governo, não levam a nada de bom. Os eleitos ficam rateando cargos pra esses caras, cargos ocupados apenas por naturalidade política, nenhum pela competência do indivíduo e sim porque ele é "quadro do partido tal", enfim, contribui pra existência de coligações, que só contribuem pra continuidade do fisiologismo na política.
  3. Mudança pro parlamentarismo: Antigamente eu me questionava sobre a real necessidade de se dividir chefe de estado e de governo, não deixar isso na figura de uma pessoa só (no caso o presidente, o que é nosso caso, e de outros tantos países), até hoje questiono a real necessidade disso, mas o parlamentarismo tem uma coisa interessante: os governantes são eleitos pelo parlamento, isto é, pelo congresso. "Mas como assim, eles não são eleitos pelo povo?" São, o povo escolhe seus congressistas, para também eleger seu representante no executivo. Elegeríamos indivíduos do mesmo partido do potencial presidente (primeiro-ministro talvez fosse mais correto, mas me questiono ainda que isso seja realmente necessário). O governo teria sempre maioria no Congresso. A finalidade prática disso? Eliminaria a necessidade dos governos de se aliarem a Sarneys, ACMs (in memoriam in memoriam o caralho, já foi tarde filho-da-puta) e Collors da vida pra poder passar projetos adiante no Congresso. (Muita gente critica esse atual governo por se aliar a esse tipo de idiota, infelizmente eu não vejo outro jeito, sem a maioria no Congresso, não vão conseguir passar nada, porque esse tipo de idiota que eu já exemplifiquei aqui só quer saber de ganhar privilégio, e não vai hesitar em sabotar quem se opor a eles. Sério, nenhum governo anterior fez isso, aliás o único que tentou governar sem o pmdb [porque a maioria desses caras são desse partido], que hoje é um desses filhos-da-puta, todos nós sabemos que fim levou, não hesitaram em fazer PICADINHO do cara [que de todo modo era um filho-da-puta mesmo]).

Bom, consegui dar algumas ideias, ao contrário da turma do vote-nulo-vote-tiririca-2222, se alguém aqui se sentiu atingido com meus tiros cegos, que isso pelo menos sirva pra alguma reflexão, e pra dar mais valor ao voto.
Em tempo, não vai ser ainda esse ano que vou votar, queria, mas não consegui tirar o título.
Em tempo²: Sou favorável ao voto obrigatório.

Um último adendo: EITA DEUS!

ESSA FOI MAIS UMA SESSÃO XINGAMENTO, UM BEIJO NO CORAÇÃO q gay ficou isso

Mais um adendo: Vote Levy Fidelix, pelo aerotrem por todo o país e pelo fim do AIDES EGIPSIO

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Colaboradores

Seguidores