Playstation Move VS Microsoft Kinect (ex-Project Natal)

Olá pessoal do Aides Egipsio. Bom, hoje resolvi voltar a falar sobre jogos, mas gostaria de fazer uma matéria falando sobre o Playstation Move, da Sony, e o Kinect, da Microsoft. E além disso, irei dar minha opinião sobre qual será o vencedor dessa batalha de sensores de movimento.


Playstation Move:

Bom, alguns já devem saber sobre o controle sensível ao
movimento da Sony. De cara já dá para notar, que é uma direta briga e resposta ao controle do Nintendo Wii. E, assim como o Wii, o PS Move tem como proposta levar um novo modo de se jogar. O Move apresenta uma bola na ponta, que, em conjunto com a Playstation Eye Camera, é a responsável pela tradução do seu movimento para dentro do jogo, e também, serve como um retorno visual do jogo, ou seja, supondo que você esteja jogando um jogo de RPG de turno, e você está carregando uma bola de fogo, a esfera presente no Playstation Move irá mudar de cor e ficar vermelha. Realmente, bem bolado.
A premissa do PS Move, também está em seus jogos. Desde o jogo mais casual e familiar, até o jogo Hardcore cheio de ação e tiros para todos os lados, o Move promete agradar a todos os estilos de jogadores. Sua irmã mais nova está lhe enchendo o saco para jogar com o Move? Sem problema, é só colocar o jogo Eye Pet para ela se divertir. Seu pai está afim de testar um jogo de esporte? Sem suor, é só colocar o novo Tiger Woods PGA Tour 2011 ou o jogo Sports Champions para seu pai dar umas tacadas no golfe e aproveitar muitos outros jogos do gênero. A família inteira quer aproveitar o seu novo Playstation Move? Ora, é só introduzir em seu Play 3 o jogo Start the Party e pronto, diversão para todos. Está afim de explodir uns miolos de alguns inimigos no modo mais sangrento possível? Killzone 3 e Resident Evil 5 será a sua escolha.
Com certeza, o Move estará oferecendo um enorme suporte a todos os Gamers, sejam casuais ou Hardcore. Abaixo há um video, introduzindo o Playstation Move.

Como você pode ver, o Playstation Move irá agradar a todos (teoricamente). E o melhor de tudo: você terá uma enorme variedade de jogos logo no lançamento do controle, e muito mais ainda a ser lançados. Jogos como Heavy Rain, Sly Collection, Resident Evil 5, Killzone 3 (e possivelmente Killzone 2, através de uma atualização), Socom 4, Eye Pet, Little Big Planet, The Fight: Lights out, Dead Space Extraction (isso mesmo, o jogo virá de graça junto com a versão de Dead Space 2 para PS3), Tiger Woods PGA Tour 2011, Sorcery, Start The Party, Sports Champions.... UFA!!! Realmente teremos um arsenal de jogos para aproveitarmos com o Move.


Agora falaremos do Kinect....

Microsoft's Kinect:
O Kinect, acredito que seja o projeto mais ousado. Ele não necessita de controles, utilizando inteiramente o corpo. Mas a câmera não irá ser utilizada apenas para jogos, sendo útil também para conversas e até mesmo comandos de voz entre os jogadores. Assim como o Playstation Move, não há nada de original no Kinect, pois já vimos uma premissa muito parecida com essa, com a Playstation Eye Camera, mas diferente da Sony, a Microsoft irá apostar alto em sua câmera.
A câmera consegue rastrear corpos diferentes e vozes distintas, fazendo assim com que múltiplos jogadores consigam jogar sem problemas e sem o uso de compra de multiplos controles, diferente do Move. Para entender melhor o Kinect, coloquei um vídeo abaixo demonstrando-o

Como vocês podem ver, o Kinect não utiliza nenhum controle, seu corpo é o controle. Entretanto, em nenhum momento do video, podemos ver um jogo voltado para os gamers Hardcore, apenas para os jogadores casuais. Ou seja, a Microsoft parece estar planejando usar o Kinect para agradar as massas casuais, ao invés dos gamers que gostam de jogos menos....alegres.


Minha opinião sobre o assunto:
Bom, depois de vermos essa matéria sobre os controles, resolvi me posicionar sobre o assunto. E eu acho que o controle que mais fará sucesso é o Move. Ok, você deve estar pensando que decidi isso só porque tenho um Playstation 3, e não um Xbox. Mas está completamente enganado. Aqui estão os motivos:
1- Falta de controle: Ai está um dos principais motivos por eu achar que o Kinect não dará tão certo quando o Move. Há uma química entre o gamer e o controle. Desde o primeiro console caseiro, desde aquele Magnavox Odissey, nós, gamers, temos contato com o controle. Gostamos de ter algo a controlar, algo na mão, que possa nos dar a sensação total de controle. Acho que os jogos eletrônicos, desde o seu primórdio, são relacionados aos seus controles também.

2- Relativa pouca aposta por parte da Microsoft nos jogos hardcore: Bom, como vemos no vídeo de demonstração do Kinect, parece que apenas os jogadores casuais irão ser beneficiados com a câmera. Não vimos em momento algum, uma versão de Gears of War compatível com o acessório da Microsoft, deixando assim, um aparelho pouco diversificado.

3- Falta de botões: Você deve estar pensando: O QUE QUE BOTÕES TEM COM ISSO? Simples, com a falta de botões, há uma ligeira falta de comandos que você poderá dar ao jogo. Claro, você tem o comando de voz, mas você tem de concordar comigo, que ficar jogando e falando ao mesmo tempo, não é muito agradável. Uma prova disso, é o jogo RUSE, desenvolvido pela Ubisoft, que terá suporte ao Move, mas não ao Kinect, pelo fato de o acessório da Microsoft não ter botões (confira a notícia AQUI). Como podem ver, isso só reforça a minha teoria apresentada no motivo 1.

4- Preço: ÓÓÓÓ. nunca iria adivinhar, Microsoft cobrando preços abusivos? Ué, mas isso não é seu hábito (sarcasmo mode on). Ok, brincadeiras a parte, a que tudo indica, o Kinect irá custar cerca de 150 US$ (veja as notícias AQUI e AQUI. Com certeza um preço muito desagradável. Mas há um lado positivo nisso: Com apenas um Kinect, você consegue trazer diversão para família inteira, já que não necessita de múltiplos controles.


Claro que estou apenas especulando. Veremos melhor essa historia com o tempo, mas por enquanto, irei apostar no Move, pois estou louco para explodir miolos de Helghast's em Killzone 3.
Claro que estou aberto a outras opiniões, sintam-se livres para colocar suas idéias sobre o assunto (contanto que não se envolva xingamentos) para assim, conseguirmos mais informação acerca dos controles de movimento.

Até mais, e não deixe água parada.

9 comentários:

Anônimo 16 de julho de 2010 às 20:40  

"Ok, você deve estar pensando que decidi isso só porque tenho um Playstation 3, e não um Xbox"
é EXATAMENTE por isso e citando um sabio amigo meu:
*o pernas prefere tudo da sony"

De: Goblin de Ferro
Para: Aides Egipsio

Anônimo 16 de julho de 2010 às 20:43  

"Gostamos de ter algo a controlar, algo na mão, que possa nos dar a sensação total de controle."
CARA ME DIZ UMA COISA Q DE MAIS SENSAÇÃO DE CONTROLE Q O PROPRIO CORPO

Anônimo 21 de julho de 2010 às 15:58  

pro amigo ai de cima:

CARALHO, VC COM UM FRIO DA PORRA, COM UMA PREGUIÇA DO CAPETA EM BAIXO DO COBERTOR COM UM CONTROLE, JOGANDO UM PLAY 3, NAO HÁ MELHOR COISA.

qro ve se vc nao vai enjoa e fica com preguiça de fica em pé toda hr e conversando com o teu videogame ¬¬

Anônimo 21 de julho de 2010 às 16:00  

ah esqueci de dizer: PARABÉNS PELO BLOG (Y)

Bruno C. Chaves 26 de julho de 2010 às 02:07  

Obrigado por gostar do blog e continue acompanhando

Anônimo 20 de agosto de 2010 às 09:54  

Eu concordo plenamente com o autor do assunto, que não esta do lado de ninguem, mas do lado da razão que quase sempre foi o da sony. Agora a sony ta revidando pelo que a microsoft fez com ela no lançamento do xbox, esse kinect realmente é pra criança. Esses caixistas não adiantam nem reclamar, o autor esta com a razão sim. Sem contar nas mentiras que a microsoft revelou sobre o project natal(kinect).

Anônimo 2 de setembro de 2010 às 15:28  

mas ainda não decidi...qual e o melhor pra mim q tenho 12 anos???

Anônimo 3 de setembro de 2010 às 21:55  

imagine só: jogar um jogo de tiro em primeira pessoa sem botões... ridículo. E para jogar jogos de corrida, ok, legal, só experimenta passar 2 horas com as mãos estendidas... Microsoft, cada dia se superando...

Anônimo 22 de janeiro de 2011 às 16:51  

Kinect é teoricamente superior, mas somente uma experiência interessante em pouquíssimos tipos de jogos. Na prática Move é mais divertido para muitos tipos de jogos, devido proporcionar maior precisão e não ter a sensação de vazio que se sente com o Kinect.

Postar um comentário

Sobre este blog

Colaboradores

Seguidores