Análise de filme: A Origem (Inception)

Olá pessoal do Aides Egipsio. Bom, fazia um tempo que eu não postava, estando muito ocupado com estudos, provas e todas essas chatices, e agora mesmo eu deveria estar estudando, mas resolvi postar no blog.


Nesse post, eu irei analisar o filme A Origem, dirigido por Christopher Nolan. Bom, a começar pelo começo: Esse filme é confuso! Se você quer entender esse filme...bom, sugiro que preste MUITA atenção, a todos os mínimos detalhes.

Eu assisti ao filme não porque Leonardo DiCaprio está protagonizando, ou o filme é cheio das idéias; eu assisti a esse filme justamente pelo fato de ele ser dirigido por um dos meus diretores preferidos: Christopher Nolan. Filmes como O Grande Truque e Batman Begins/The Dark Knight estão na minha lista de filmes preferidos, já que eles conseguem "brincar" com sua mente e trazer grandes reviravoltas que você nunca esperaria. E era exatamente isso que eu esperava de A Origem, mas não superou minhas expectativas. Não me leve a mal, A Origem é um filme muito bom, mas faltou aquele "toque" especial dos filmes de Christopher Nolan.

A história de A Origem, pelo o que eu consegui entender, é sobre o personagem Dom (não me recordo seu sobre-nome, mas acredito que era alguma coisa com Cobb) que é especialista em extrair segredos das pessoas explorando seus sonhos. Ao receber a proposta de plantar uma idéia na mente de uma pessoa, em troca de poder voltar para casa, Dom começa a montar seu time para realizar a missão. Acho que esse foi o resumo mais tosco já feito, mas é que eu nem consegui acompanhar a historia direito. Dom e seus parceiros, conseguem entrar na mente da vítima e criar um sonho para ela, onde podem descobrir seus segredos, e até mesmo plantar idéias em suas mentes.

O incrivel desse filme são os efeitos visuais. Nolan optou por efeitos em que não se usam muitos efeitos gerados por computador, fazendo uso continuo do efeito slow-mo (o famoso "câmera lenta") e de cenas mais reais possíveis. Nolan também busca dar a impressão ao espectador de os personagens do filme estarem realmente em um sonho, por exemplo, todos os sonhos começam pelo meio e sempre há alguma coisa fora do contexto do cenário, como um trem atravessando uma rodovia lotada de carros. O filme apresenta mais cenas de ação do que eu imaginava, apresentando cenas bem feitas e bem diferentes.

Entretanto, diferentemente de O Grande Truque e a série Batman, A Origem não apresenta um bom contar de história. Você ficará perdido constantemente e Nolan simplesmente abusa da nossa paciencia quando coloca os personagens entrando em sonhos dentro de um sonho QUANDO JÁ ESTÃO EM UM SONHO! Chegou um ponto que eu fiquei pensando: Mas quantos sonhos eles já entraram? Uma pessoa sonhar, que sonhou um sonho?!?!?!

Concluindo: A Origem é um filme muito bom, se você prestar bastante atenção (recomendo ver o filme quando você estiver bem dormido) você até consegue acompanhar a história, mas ele poderia não enrolar tanto, e tentar contar a história de um modo mais compreensível. Acredito que a nota 7,5 caia bem para esse filme, mas são as cenas de ação, efeitos incríveis e a genialidade de Christopher Nolan que façam com que eu dê um 8,3 para o filme.

Eu sou Rafael Pernas em mais uma mensagem do Aides Egipsio: Não deixe água parada.

5 comentários:

Anônimo 4 de janeiro de 2011 às 13:36  

axei muuito ruim o seu comentario no final sobre sonhos dentro desonhos...vc tentou ser engraçado?hahaha mas na boa, podia ter ficado sem essa, iria deixar o texto mais agradavel e menos idiota...
sry

Anônimo 17 de janeiro de 2011 às 02:20  

ahuauauahau!

vc nao entendeu nda do filme...

uma vergonhaaa sua conclusao, um verdadeiro ultraje.

vc nao soube degustar o filme...
nunca mais entro nesse blog.

Adams de Oliveira 3 de abril de 2011 às 06:08  

Um dos melhores filmes que já assisti! Devemos ter uma mente treinada para conseguir observar os nós da história do filme! o lance da gravidade nas camadas internas dos sonhos foi de arrepiar! Vou plantar um pensamento na sua cabeça. Não pense em um elefante! ihaiahiahiah, I'm so sorry for Spoiler!

Anônimo 22 de abril de 2011 às 19:29  

Você é Rafael Pernas e deve ter sido mordido pelo Aedes Egipsio antes de ter escrito um comentário tão ruim como este. O tempo que você gastou escrevendo essa baboseira teria sido mais útil se você tivesse assistido ao filme mais uma vez. Não se que sua inteligência (?) te permitiria entender o filme, mas no mínimo, gravar o nome do personagem principal...

Anônimo 19 de abril de 2012 às 09:15  

Afff q comentario é esse?

Postar um comentário

Sobre este blog

Colaboradores

Seguidores